quarta-feira, 15 de março de 2006

CORAL SEMENTES DO AMANHÃ

O Coral Sementes do Amanhã visitou nossa Escola para incentivar a formação de um Coral neste estabelecimento de ensino. Ele já existe desde 1997, na Escola Municipal Rui Barbosa.

sábado, 11 de março de 2006

PROJETO

CORAL PEQUENOS DIAMANTES

1. Dados de Identificação:
1.1. Nome do Projeto: Coral Pequenos Diamantes
1.2. Escola: Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
1.3. Nome do professor responsável: Marielli Costa Beber
1.4. Clientela: Alunos da Escola

2. Justificativa:
A música é, entre as formas de expressão humana, a mais completa. Nela, e através dela, o homem, independente da idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo. É, porém, na infância que a exploração dos sons das mais variadas naturezas assume relevante presença e importância.
As influências básicas decisivas sobre nossas vidas se exercem durante a primeira infância. Nesse importante período é que se forma a personalidade e a maioria das tendências para o futuro desenvolvimento do indivíduo. Por isso é importante o ato de cantar, de ouvir e de apreciar boas canções, para a formação da personalidade das crianças desde a mais tenra idade.
Partindo da idéia de que a musicalidade nos leva a uma sensibilidade maior e de que toda a criança tem o direito de participar de atividades de música, como o canto, as atividades rítmicas e de audição, de ter contato com instrumentos sonoros e experiências criadoras, e cientes de que tudo isso certamente promoverá o seu desenvolvimento integral e contribuirá para seu desenvolvimento musical, criou-se o Coral Pequenos Diamantes.

3. Objetivos:
Utilizar-se da música como um fator de sensibilização das crianças, colaborando na formação integral do educando;
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações musicais;
Iniciar a construção de conceitos musicais, como: timbre, intensidade (forte, médio e fraco), duração (curto e longo), altura (grave e agudo);
Desenvolver a discriminação e memória auditiva;
Promover a valorização da música na escola;
Oportunizar situações de sociabilidade;
Oportunizar momentos culturais;
Familiarizar-se com os Hinos Pátrios;

4. Atividades:
· Dar continuidade às atividades de ensaios e apresentações do Coral Pequenos Diamantes, da Escola;
· Entoar canções diversas;

5. Recursos utilizados: Aparelho de som, CDs diversos, caixa amplificada, microfone, entre outros.

6. Avaliação: O Projeto será avaliado semestralmente, ou quando se fizer necessário, pela professora responsável, em parceria com a Equipe Diretiva e professores envolvidos.

sexta-feira, 10 de março de 2006

HISTÓRICO

O Coral Pequenos Diamantes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, do Bairro São Jorge, foi criado em março de 2006, como parte do Projeto Musicalização nas Escolas, do Projeto Compassos, tendo como responsável a Professora Marielli Costa Beber.
O Projeto tem como objetivos principais colaborar na formação integral do educando, utilizando-se da música como um fator de sensibilização, e oportunizar situações de sociabilidade.
Os ensaios acontecem no turno inverso ao que os alunos estudam, uma vez por semana.